CENTRO DE ENSINO MARY DALVA CASTRO
ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFª ALECXANDRA FEITOSA DA SILVA
PROJETO
LEITURA DINÂMICA: “FÁBULAS”
AÇAILÂNDIA – MA/2008.
JUSTIFICATIVA
Conhecer novas ferramentas de educar tem sido um desafio constante na vida dos educadores.
Diante de tanta tecnologia ao nosso dispor, decidimos utilizar este recurso a favor da educação digital. Dessa forma, professores e alunos estarão conectados a esse novo ambiente de educação, aprimorando seus conhecimentos sobre fábulas e ao mesmo tempo, desenvolvendo o gosto pela leitura, o saber ouvir e fazer assimilação do conteúdo proposto, tais como: sons, imagens e textos escritos.
Finalmente, o aluno deverá produzir fábulas e textos afins.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao educando um saber significativo sobre a educação digital, de modo que possa vivenciar na prática as maravilhas dessa nova forma de aprender.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Relacionar fábulas das mais antigas e às mais modernas.
Reconhecer os elementos da narrativa e os tipos de linguagem.
Identificar e organizar dados do texto.
Relacionar novas informações ao conhecimento que já possui.
Construir novos conhecimentos.
Desenvolver novas habilidades, nesse novo ambiente educacional.
Desenvolver habilidades de leituras imagéticas.
METODOLOGIAS APLICADAS
O projeto será desenvolvido de forma interativa entre professor e aluno, utilizando os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC'S), exigindo uma participação ativa destes em todos os momentos.
Serão usados como procedimento de ensino-aprendizagem:
Ø Pesquisar fábulas e enviar por e-mail o resumo da pesquisa.
Ø Comparar textos (fábulas).
Ø Disponibilizar por e-mail questionários sobre fábulas para os alunos.
Ø Ditado virtual: ouvir e escrever o ditado.
Ø Produzir um texto escrito (fábula) a partir de imagens propostas.
Ø Dramatizar fábulas
Ø Filmar as dramatizações e observar através do vídeo o desempenho de cada aluno.
Ø Assistir vídeos de fábulas famosas.
Ø Elaborar resenhas.
AVALIAÇÃO
Será adotado como critério de avaliação, o nível de interesse nas atividades desenvolvidas, a freqüência e o desempenho nos trabalhos individuais e/ou em grupos, considerando a contribuição pessoal, a quantidade e a qualidade do conteúdo.
CONCLUSÃO
Por todos os fatos abordados, verificou-se, o grande desinteresse pela leitura, pela escrita e uma dificuldade de assimilação e compreensão de textos propostos em sala aula. Detectamos que isso é resultado de uma educação arcaica que precisa ser reformulada e adaptada a esse novo momento.
A Educação Digital é uma realidade. Precisamos utilizar ferramentas que nos possibilitem desenvolver práticas educacionais, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, Celso. Casos ,Fábulas, Anedotas ou Inteligências, Capacidades, Competências. São Paulo, Vozes: 2006.
FONTAINE, Jean de La. Fábulas de La Fontaine. Madras.
O Corvo e a Raposa - Col. La Fontaine Ontem e Hoje.
Beaupère, Paul; Videau, Valerie / Escala Educacional.
A Lebre e a Tartaruga - Col. La Fontaine Ontem e HojeBeaupère, Paul; Videau, Valerie / Escala Educacional.
A Cigarra e a Formiga - Col. La Fontaine Ontem e HojeVideau, Valerie; Beaupère, Paul / Escala EducacioNovas Fábulas & Contos FabulososFernandes, Millôr / Desideratanal.
Fábulas de Esopo - Reencontro InfantilFontaine, Jean de La / SCIPIONE.
100 Fábulas Fabulosas Fernandes, Millôr / RECORD.
www.google.com.br/
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário